Ero sivun ”Marisa Monte” versioiden välillä

[arvioimaton versio][arvioimaton versio]
Poistettu sisältö Lisätty sisältö
Thijs!bot (keskustelu | muokkaukset)
p Botti lisäsi: ca:Marisa Monte
Ei muokkausyhteenvetoa
Rivi 1:
'''Marisa de Azevedo Monte''' (s. [[1. heinäkuuta]] [[1967]] [[Rio de Janeiro]]ssa) on [[brasiliaBrasilia]]lainen) on brasilialainen laulajatarlaulaja, säveltäjä ja tuottaja. Hän opiskeli [[ooppera|oopperalaulua]] mutta laulaa pääosin [[MPB|brasilialaistyylistä]]ta musiikkia. Monte on laulanut myös jonkin verran [[samba]]a ja muuta [[kansanmusiikki]]a.
<!--
Estudou canto, piano e bateria na infância. Na adolescência participou do musical ''Rocky Horror Show'', dirigido por [[Miguel Falabella]], mas nunca abandonou o estudo de canto lírico. Até que, aos 18 anos, partiu para a [[Itália]], onde ficou dez meses estudando belcanto. Acabou desistindo, e passou a se apresentar em bares e casas noturnas cantando música brasileira acompanhada de amigos. Um desses show foi assistido por [[Nelson Motta]], que se tornou diretor de seu primeiro show no Rio de Janeiro, em [[1987]]. O show "Veludo Azul" teve temporadas no Rio e em São Paulo e despertou o interesse das gravadoras.
 
Marisa Monte já fazia muito sucesso de público e crítica antes de ter seu primeiro disco gravado, o que só veio a acontecer em [[1988]], com ''Marisa Monte ao Vivo''. Nesse disco, que chama a atenção para o ecletismo do repertório, que vai de Candeia a George e Ira Gershwin, destacaram-se algumas músicas como "Bem que Se Quis" (versão de Nelson Motta para a "E Po' Che Fa'", de Pino Daniele), "Chocolate" ([[Tim Maia]]) e "Negro Gato" ([[Getúlio Cortes]]). O disco seguinte, ''Mais'' (1991), introduziu-a no mercado internacional e a apresentou como compositora, em faixas como "Beija Eu" (com [[Arto Lindsay]] e [[Arnaldo Antunes]]) e "Ainda Lembro" (com [[Nando Reis]]). A partir daí lançou mais dois discos: ''Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-rosa e Carvão'' (1994) (que inclui "Dança da Solidão", de [[Paulinho da Viola]], "Balança Pema", de [[Jorge Ben Jor]], e "Maria de Verdade", de [[Carlinhos Brown]]) e o duplo ''Barulhinho Bom'' (1996), misturando músicas inéditas e versões ao vivo.
 
Adotando uma postura "cool", Marisa Monte procura evitar a superexposição na mídia, e mantém-se afastada dos meios de comunicação quando não está em turnê de lançamento de um disco novo. Apresenta-se também ao lado da Velha Guarda da [[Portela]], tendo produzido e participado do CD ''Tudo Azul'' (2000). Como produtora, atuou também em ''Omelete Man'' (1998), disco de Carlinhos Brown. No fim de [[2002]], Marisa lança o CD e DVD ''Tribalistas'', projeto idealizado por ela, [[Arnaldo Antunes]] e [[Carlinhos Brown]].
 
No primeiro semestre de [[2006]], Marisa lança simultaneamente os discos ''Infinito Particular'' e ''Universo Ao Meu Redor''.
-->
== Diskografia ==
*''[[Marisa Monte (albumi)|Marisa Monte]]'' &nbsp;(1989)